Educadores de par, flebotomistas, aconselhadores, pontos focais e motoristas que atuam nas equipes de campo do Programa “Quero Fazer” das cidades de Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo estarão reunidos na capital paulista nestes dias 21 e 22 de novembro para o Encontro Nacional de Equipes do Quero Fazer.

Cerca de 80 pessoas dessas cinco cidades estão sendo aguardadas para participar do evento, além de outros convidados e parceiros institucionais. O encontro acontece todos os anos, sendo este um ano especial, uma vez que o programa tem data para finalizar em janeiro de 2014.  Entre os objetivos estão: atualizar a formação e as formas de atuação das equipes, trocar experiências sobre ações de aconselhamento e testagem anti-HIV e fortalecer o vínculo das equipes com o programa e sua metodologia.

A atividade terá início às 19h30 de quinta-feira, com uma mesa de abertura que será composta por José Araujo, presidente da Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH), entidade que coordena o “Quero Fazer”; Alex Araújo gerente de Projetos e Desenvolvimento de Parcerias da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), agência que financia o programa e, um representante do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Participam também representantes dos Programas Estaduais e Municipais de DST/Aids parceiros dessa empreitada.

Na sequencia haverá a exibição do vídeo-documentário Quero Fazer, dirigido e roteirizado por Claudia Priscilla e Hilton Lacerda, que conta a história do programa e, logo após, coquetel de encerramento das atividades do dia 21. A sexta-feira, dia 22, será dedicada ao trabalho de atualização e fortalecimento de vínculos junto às equipes de campo, trabalho que será desenvolvido pelo coordenador do programa, Beto de Jesus.

Quero Fazer

O “Quero Fazer” é um programa de aconselhamento e testagem voluntária (ATV) anti-HIV para gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e travestis. É realizado em cinco capitais brasileiras: Fortaleza, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. É coordenado pela PAH desde 2011 e já realizou desde então, mais de 23 mil testes anti-HIV, ultrapassando a meta estabelecida de 10 mil testes para três anos de atividade. É financiado pela USAID e conta com a parceria do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

SERVIÇO:

Data: Quinta-feira (21), a partir das 19h30 e sexta-feira (22) a partir das 9 horas.
Local: Comfort Downtown, Rua Araujo, 141, República, São Paulo.